. Mancha ou ponto
Objetivo: oração, pedido de perdão, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas,
esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-3 Sl 51
Salmos 51
1 Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba. Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados
2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti eu pequeisomente contra tie fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
6 O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
9 Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
16 Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
18 Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
19 Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.
1 coríntios 3.1-3
1 Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã.
2 Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos,
3 porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem?
Nova criatura, novas atitudes
Quando éramos do mundo nossa preocupação era uma só, nos dar bem. Essa a política do mundo, a filosofia do mundo é sempre a mesma, o egocentrismo é o foco. O beneficio próprio custe o que custar. E assim, somos educados, ensinados, fora da doutrina de Deus, e muito próximos do mundo. O que Jesus quer de nos agora e uma nova atitude já que nos fez novas criaturas.
Como no salmo 51, precisamos em 1º lugar reconhecer nossa miséria.
Eu sou o pecador, eu fui destituído do reino de Deus, então sou eu quem precisa da misericórdia dele.
Depois, é preciso não ser um crente descrito nos versículo 1-3 de 1 Cor, afinal, já somos experimentados, já somos instruídos por Deus.
Olhar de misericórdia...
Digamos que na igreja temos a Irma Josefina, que está a algum tempo congregando conosco, e a irmã infelizmente, envolvida pelos seus desejos, pecou. A Irmã foi excluída da igreja e os irmãos não falam mais com ela. A irmã Josefina, quando estava conosco na igreja tinha seus ministérios, que com muito zelo exercia, fazia tudo com amor e dedicação. Então a irmã Josefina, é este papel branco, mas que infelizmente foi manchado. Mas o que é maior, o espaço branco ou a mancha da irmã.
Se esta historia realmente tivesse acontecido, você estaria agora indignado com seu pastor, achando tudo muito injusto, mas esta historia acontece todos os dias dentro das nossas casas. Nos, lógico, somos o pastor desta igreja, a nossa família a Irma Josefina. Você ficou indignado por causa da irmã Josefina, mas não tem este mesmo olhar de misericórdia com seus filhos, com sua esposa, ou com seu esposo, com seus pais. Nós os excluímos de nossas vidas sem qualquer duvida. Falamos coisa do tipo, você não é mais meu filho, meu marido, minha mulher. Ostentamos as nossas qualidades, dizendo que tem quem queira, ou às vezes, dizemos, puxa o filho do fulano é melhor que você, é maios obediente, a esposa do cicrano é mais bonita. E assim vai um tentando ferir mais que o outro, e que poder as palavras tem. Como podem machucar. E todos sabem bem disso. Numa briga, as coisas partem para a agressão física, geralmente depois de muitas palavras ofensivas. De repente hoje você está sentindo se a própria irmã Josefina. Sentindo o desprezo, a dor de ser excluído da vida de alguém, mas e ai, o que você está fazendo a respeito. A Irma Josefina pode continuar indo aos cultos, e ser restaurada por Deus. Deus é perdoador, ainda que os homens a olhem com desprezo, o Senhor não deixa os seus caídos, o salmo 37.23, nos garante isto: "Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura à mão." Salmos 37.23.
Eu O Senhor te tomo pela sua mão direita e te digo filho não temas, eu te ajudo. Is 41.13
Somos amáveis e misericordiosos com os de fora, mas dentro de casa... Conheço a historia de um irmão, e esta historia e verídica. Ele fazia parte do ministério de recepção da igreja. E não havia ninguém mais indicado do que ele. Que irmão abençoado. Abraçava todo mundo, abençoava os visitantes, carregava os carrinhos de bebês, fechava e guardava os guarda chuvas, era uma benção aquele irmão. Mas sabia se que em sua casa ele era frio. Não travava mal, não batia nos filhos, mas também não era amoroso como na igreja. Por que é tão fácil amar os irmãos e não a família. A sua esposa, ou seu esposo foi você quem escolheu os filhos você quis ter. Sabe o que realmente acontece, é que o pontinho escuro, a mancha dos nossos irmãos em Cristo nem sempre é possível ver, mas dentro de casa todas as manchas estão ao alcance dos nossos olhos o tempo todo, e nós estamos mais atentos a mancha do que a multidão de qualidades que o outro tem. Que a nossa oração hoje seja esta, Deus abra os nossos olhos para ver o que há de bom na minha família. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário